Quando a avó de Ariana Nunes faleceu, a família encontrou entre os seus pertences um pecúlio que a senhora tinha acumulado ao longo do tempo.

Com sacrifício, juntara notas do seu salário, para uma eventualidade que nunca surgiu. Assim sendo, o dinheiro sobreviveu à sua partida mas, naquela altura, já não tinha qualquer valor. Inclusivamente, a moeda já tinha saído de circulação.

A partir deste relato familiar, a autora dá o mote ao seu primeiro livro: «Multiplique o seu dinheiro». Mais do que isso, mostra-nos que, se não o fizermos, o nosso dinheiro estagna e acaba por perder valor.

Deste modo, a criadora do Renda Maior, o maior canal português de literacia financeira, conduz o leitor numa aprendizagem clara e segura, no sentido de aprender a gerir e investir os seus rendimentos. Mais do que isso, no sentido de alcançar a liberdade financeira.


Da escassez à abundância

Antes de mais, Ariana Nunes desafia-nos a fazer a mais importante das mudanças: a da nossa mentalidade. Efetivamente, é uma mudança que a própria autora fez, desde a altura em que vivia apenas com o salário mínimo.

Com efeito, conforme Robert Kiyosaki tão bem descreve no seu livro «Rich Dad, Poor Dad», a maioria das pessoas vive o dia a dia numa corrida de ratos. Ou seja, o equivalente a um hamster que corre numa roda, sem sair do mesmo sítio.

«Basicamente, entrar na «corrida dos ratos» significa trabalhar e gastar tudo o que se ganha. Entretanto, o salário aumenta e, por isso, sentimo-nos à vontade para contrair novas despesas. Continuamos a gastar tudo o que ganhamos e entramos num círculo vicioso.»

Assim sendo, quando vivemos de salário em salário, gastando todo o rendimento que auferimos, estamos estagnados, do ponto de vista financeiro. Em suma, vivemos num limiar de risco, em que a qualquer momento ficamos sem nada.

Mais do que isso, a estagnação da nossa vida financeira reflete a estagnação das nossas perspetivas de vida.

Assim, em «Multiplique o seu dinheiro», a autora incentiva-nos a deixar para trás este modo de vida limitador, e expandir os nossos horizontes financeiros. De que forma? Aprendendo «os segredos da mente milionária», e passando à prática.


Banner Booking

Novas regras para gerir o seu dinheiro

Ao longo de todo o livro, o percurso de Ariana inspira o leitor a seguir as suas pisadas, no caminho da liberdade financeira.

Desde logo, é preciso criar um orçamento para ter noção daquilo que recebe, do que gasta e, sobretudo, como gasta. Em seguida, há que criar o hábito da poupança. De preferência, automatizá-lo, pagando-se primeiro a si próprio quando recebe um rendimento.

A partir daí, com essa poupança há que criar uma almofada financeira para as eventualidades da vida. Entretanto, habitue-se a resistir ao consumismo, e venda coisas de que não precisa. Por um lado, destralha a casa e, por outro, realiza algum dinheiro.

Nesta altura, é obrigatório olhar seriamente para as suas dívidas de consumo – carro, cartões de crédito – e traçar um plano para acabar com elas o quanto antes. Assim, o ideal é amortizar o máximo valor que conseguir, no mais curto espaço de tempo, para poupar juros elevados.

Naturalmente, a dívida da casa é a última a ser amortizada, ou pode mesmo ser mantida, se a sua taxa for baixa.

Assim sendo, com estas medidas implementadas, é então altura de começar a investir. Dito de outro modo, é altura de pôr o seu dinheiro a multiplicar-se sozinho.

Não ponha os ovos todos no mesmo cesto

Conforme refere a autora Ariana Nunes, «ser investidor é uma nova forma de estar na vida». Mais do que isso, é uma forma de aumentar o seu património e também a sua liberdade financeira.

Para isso, um dos passos fundamentais é criar várias fontes de rendimento. Tem um talento? Rentabilize-o. Tem umas horas livres? Arranje um side job. Tem poupanças? Invista-as e receba dividendos. Na prática, faça com que o seu dinheiro se multiplique sozinho, seja através de investimentos que valorizam ao logo do tempo, seja através de dividendos.

Um dos aspetos fundamentais da boa gestão financeira é não pôr os ovos todos no mesmo cesto. Seja o seu rendimento, sejam os seus investimentos. Em suma, diversificar é a palavra de ordem.

Neste livro, vai passar a saber o que são Certificados de Aforro e do Tesouro, ETF, criptomoedas, fundos de investimento, Peer to Peer, e muito mais.


Objetivo: F.I.R.E.. Ou então não.

Com efeito, Ariana Nunes não se limita a teorizar sobre estes assuntos.

Em vez disso, a autora apresenta exemplos concretos que nos ajudam a fazer melhores escolhas financeiras. Sem dúvida, esta é também uma das grandes mais-valias do seu canal, Renda Maior, com quase 80 mil subscritores.

A par disso, a autora mostra-nos que existem possibilidades de investimento para todos os perfis de risco. Desde os mais conservadores aos mais ousados. Para todos, o mais importante é evitar que o seu dinheiro estagne e, com o tempo, perca valor.

Ao invés, «Multiplique o seu dinheiro» é um alerta para lançar um novo olhar sobre as suas finanças pessoais. Mais do que isso, é um desafio para criarmos uma nova segurança financeira e, consequentemente, pessoal e também emocional.

No limite, podemos juntar-nos ao movimento F.I.R.E., que significa Financial Independence, Retire Early. Contudo, se não for esse o nosso objetivo, pelo menos criaremos uma base financeira mais estável, com tudo o que isso representa a nível de tranquilidade, e de qualidade de vida.

Sem dúvida, um livro que vai mudar-nos o chip. Mais do que isso, pode mudar-nos a própria vida.