Sem dúvida, o trabalho dos jornalistas pode fazer a diferença, e contribuir para uma sociedade acessível a todos. 

Com efeito, o ebook «A Deficiência na Comunicação Social – Guia de Boas Práticas para Jornalistas», de Dora Alexandre, nasceu em 2012, no âmbito do Grupo de Reflexão Media e Deficiência. Na altura, era um grupo de trabalho que reunia diferentes entidades, sendo dinamizado pelo (agora extinto) Gabinete para Os Meios de Comunicação Social.

Com efeito, a redação do conteúdo coube à então jornalista Dora Alexandre (fundadora de Press Hub – Assessoria de Imprensa), e contou com o aval do Instituto Nacional para a Reabilitação.

De forma clara, este guia apresenta um enquadramento das questões da incapacidade, e da importância de capacitar e incluir, promovendo a diversidade humana. Por outro lado, partilha aspetos muito práticos que ajudam os jornalistas a estar mais à vontade com entrevistados que têm necessidades especiais.

Justamente, o objetivo de fundo deste guia é desconstruir mitos, e facilitar o trabalho dos jornalistas nesta área. Mais do que isso, pretende incentivar os profissionais da comunicação social a retratarem mais, e melhor, as pessoas com incapacidade.

A par disso, também realça o poder das palavras, e ajuda os profissionais da comunicação social a escolherem entre termos adequados e capacitantes, em detrimento de palavras negativas que pepetuam preconceitos.

Espreite o guia, e descarregue o documento gratuitamente.



Banner Booking
pub