FAQ

Perguntas frequentes

Em que consiste a assessoria de imprensa?

Imagem de Alexa por Pixabay

Essencialmente, o assessor de imprensa faz a ponte entre o cliente e os meios de comunicação social.

Ou seja, tem uma base de contactos e conhece os jornalistas, e faz chegar o projeto do cliente aos jornalistas que poderão ter interesse em noticiá-lo. De que forma? Escrevendo um artigo, marcando uma entrevista ou reportagem, etc., seja em televisão, rádio, imprensa, meios digitais, podcasts…

Ou seja, comunicamos o seu projeto aos media, para que sejam eles a dar-lhe visibilidade. Na prática, avaliamos o potencial do produto, marca ou organização que o cliente pretende dar a conhecer. Com base nisso, apresentamo-lo aos media, através de um press release e de contactos direcionados.

Uma vez que os media vivem de notícias, conteúdos e histórias, vamos apresentar-lhes o seu produto sob uma dessas formas.

Qual é a diferença entre publicidade e assessoria de imprensa?

Imagem de Falkenpost por Pixabay

O que a Publicidade e a Assessoria de imprensa têm em comum é que ambas resultam em visibilidade para a sua marca, negócio ou organização. No entanto, são muito diferentes.

A publicidade implica um planeamento a nível de escolha de suportes publicitários, duração da campanhas, etc., e respetivo investimento.

Em regra, é dispendioso. Contudo, depende muito das escolhas feitas. Afinal, as possibilidades são inúmeras, e para todas as bolsas. Por exemplo, criar e gravar um spot publicitário para passar na TV em horário nobre implica um investimento muito maior do que uma campanha em anúncios nas redes sociais.

Não é isso que fazemos, aqui, na Press Hub. Fazemos Assessoria de Imprensa.

Ou seja, fazemos chegar o seu projeto aos meios de comunicação social, de maneira a que lhe possam reconhecer interesse e relevância, e tenham interesse em divulgá-lo. Assim, ao contrário da publicidade, não precisa de pagar pela criação de uma campanha de publicidade, e depois por espaço nos media. Paga o serviço de assessoria de imprensa e, caso exista interesse jornalístico, o seu projeto é divulgado.

Na prática, não é fácil, porque nem tudo interessa aos media. Têm uma agenda própria, e cada meio de comunicação social dá prioridade a certo tipo de conteúdo. Porém, é possível.

Naturalmente, cada caso é um caso, e fazemos uma avaliação prévia para cada cliente.

Já agora, importa ainda referir que existe ainda uma terceira forma de visibilidade, que é um misto de conteúdo jornalístico e publicidade. Ou seja, um conteúdo que, aparentemente, é uma notícia, mas que na verdade é um conteúdo pago.

Na prática, é publicidade na mesma, mas tem a aparência de um conteúdo jornalísticos. Nestes casos, deve estar identificado como tal. O artigo 8º do Código da Publicidade – Decreto Lei nº 245/1990 clarifica, no nº 1, que «A publicidade tem de ser inequivocamente identificada como tal, qualquer que seja o meio de difusão utilizado.»

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Os resultados da assessoria de imprensa são garantidos?

Para garantir resultados, ou seja, publicação nos media, é importante fazer uma boa avaliação prévia.

Se reconhecermos o potencial de interesse para a imprensa, e direcionarmos a comunicação para os media mais adequados, é possível obter resultados, sim.

Contudo, alertamos sempre para a necessidade de sermos realistas. Por um lado, dificilmente um projeto que nada tem de inovador será tema de abertura do noticiário…

Por outro lado, os media têm por princípio não fazer publicidade a marcas. Para isso, dispõem de espaços publicitários disponíveis para serem contratados. Para os media, a publicidade é uma fonte de receitas, logo – e também por princípio – não referem marcas gratuitamente.

No entanto, os media podem transformar uma marca, projeto ou organização em notícia se existir ali um valor mediático. Ou seja, é preciso que haja um motivo de interesse especial. Uma boa história, uma conquista relevante, um fator de inovação, por exemplo. Fazemos essa avaliação por si, e procuramos o ângulo com mais possibilidades de cativar o interesse dos media.

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Em regra, o que motiva o interesse dos media?

No nosso quotidiano, acontecem mil e uma coisas, mas nem tudo é transformado em notícia. Então quais os critérios que os jornalistas usam para escolher os temas a destacar?

Sem dúvida, cada meio de comunicação social tem a sua própria linha editorial. Ou seja, os seus critérios de interesse. Para fazer uma abordagem adequada, é preciso conhecê-las, e propor algo que possa ser relevante.

De acordo com aquilo que nos ensinam na Faculdade, os principais critérios de noticiabilidade são os seguintes:

Novidade: O que é novo, e se destaca pelo seu grau de inovação e interesse, utilidade, etc., em regra, merece lugar nos media.

Proximidade: Basicamente, achamos mais interessante algo que seja próximo da nossa realidade do que algo que nada tem a ver connosco. Isto aplica-se tanto ao contexto sociocultural como à geografia.

Notoriedade: Se o protagonista da notícia for conhecido do público, mais facilmente ganha lugar nos media. Aliás, muitas figuras públicas acabam por ser «vítimas» desse interesse, mesmo quando não querem… Se não for esse o caso, mas a pessoa se destacar dos demais por qualquer motivo, também pode motivar o interesse dos media.

Insólito: Se um cão morder um homem, é algo banal. No entanto, se um homem morder um cão, já tem valor-notícia. Porque é insólito, invulgar.

Qual é a vantagem de aparecer nos meios de comunicação social?

Várias. Desde logo, a sua marca chega a mais pessoas. Por outro lado, ao merecer a atenção dos media, está a capitalizar prestígio e reconhecimento porque, para aparecer nos media, é preciso ter mérito e valor como notícia.

Imagem de kalhh por Pixabay

Sem dúvida, os artigos, reportagens ou entrevistas nos media só prestigiam o seu negócio, projeto ou organização.

Assim, qualquer notícia, reportagem ou entrevista que seja publicada sobre si, ou sobre a sua marca, pode (e deve) ser guardada e exibida na sua «montra». Leia-se site, redes sociais, etc. Deste modo, estará a partilhar com o seu público esse reconhecimento.

Ao longo do tempo, e com diferentes motes de comunicação, poderá acumular um conjunto de artigos dos media. E no futuro, se partilhadas online, aparecerá em pesquisas nos motores de busca.


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Tem mais alguma questão? Não se acanhe, e entre em contacto connosco.

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