«Fale menos, influencie mais» é o segundo livro escrito por Carla Rocha. Como sabemos, é uma experiente profissional da rádio, e também formadora na área da comunicação.

Em boa verdade, o nome é parecido ao do primeiro livro – «Fale menos, comunique mais» – que inspirou igualmente a sua primeira Academia de comunicação. Contudo, o conteúdo vai muito além da boa comunicação. Com esta leitura, prepare-se para influenciar quem está à sua volta.

Assim, conforme o nome indica, este é um livro que nos ensina a influenciar os outros. Naturalmente, não no sentido da manipulação. Pelo contrário, ensina-nos a comunicar tendo para que o outro nos compreenda plenamente, e se deixe convencer pelas ideias que veiculamos.

De acordo com o dicionário, influenciar é produzir um efeito sobre algo ou alguém. Desde logo, a autora conta-nos a história da sua avó Jejé que nunca se deixou vencer pelos desgostos da vida e encontrou a felicidade amorosa aos 70 anos. 

Com este mote, desafia-nos a identificar quem são as pessoas que mais nos influenciaram, mesmo que já cá não estejam. Que características tinham essas pessoas? O que nos faz, ainda hoje, pensar nelas e naquilo que incutiram em nós?

De facto, em «Fale menos, influencie mais», Carla Rocha define a influência como «um catalisador para o desenvolvimento pessoal». Ou seja, «uma energia positiva que nos faz questionar crenças limitadoras e nos empurra para mais longe». Concorda?



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Comunicar para influenciar

Sempre que comunicamos, queremos que o nosso interlocutor aceite aquilo que dizemos. Se possível, que concorde com o que dizemos e que aja de determinada forma. Ou seja, em consonância com aquilo que valorizamos. Na prática, tanto pode ser para chegarmos a acordo sobre um determinado tema como, por exemplo, para conseguirmos convencer um empregador a contratar-nos.

Assim, em «Fale menos, influencie mais», Carla Rocha apresenta um conjunto de testemunhos que ilustram este tema. A par disso, guia-nos no caminho da melhor comunicação e da maior influência.

Desde logo, partilha os quatro fundamentos da comunicação com influência. Assim, é essencial escutar mais e melhor, saber contar histórias, ser autêntico e simplificar. Por exemplo, para sermos melhores ouvintes devemos estabelecer contacto visual com quem está a falar connosco. Mais do que isso, devemos estar 100% presentes e dar feedback de que estamos a compreender. Por exemplo, com expressões como «o que me está a dizer é que…», ou «O que entendi quer pretende que faça é…»

No segundo capítulo, Carla Rocha ensina cinco estratégias para sermos bons influenciadores. Em primeiro lugar, revele-se na medida certa. Depois, coloque os outros no centro. Em terceiro lugar, organize a doseie a informação. Outra estratégia muito importante é plantar imagens na mente do interlocutor, e assim despertar as suas emoções. Por fim, conte histórias de forma estratégica.


As oportunidades e os ladrões de influência

No dia a dia, são muitas as oportunidades em que podemos influenciar (positivamente) outras pessoas. De facto, seja na vida privada ou no trabalho, podemos aproveitar essas oportunidades para gerar efeitos positivos.

Desta forma, esteja atento e torne-se um(a) influenciador(a). Com efeito, pode ser numa simples conversa, numa reunião, num simples email ou mesmo em intervenções nos media.

Como em tudo na vida, não basta ser, é preciso também parecer. Por isso, Carla Rocha destaca ainda, no último capítulo do livro, os diferentes ladrões de influência. Ou seja, fatores que podem impedir-nos de influenciar os outros, causando-lhes uma impressão negativa.

Assim sendo, esteja atento e evite por exemplo ter uma aparência pouco cuidada, o excesso de protagonismo ou a falta de fluidez no discurso.

Outro dos aspetos abordados neste capítulo é um dos maiores receios do ser humano: falar em público. Não se preocupe, pois a autora partilhar connosco todas as dicas de como o fazer com sucesso.

Sem dúvida, o livro «Fale menos, influencie mais» é um bom aliado de quem pretende estabelecer relações de sucesso.



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